Campus Viçosa
A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD), instituída em 2001, é responsável pela coordenação, supervisão, assessoria e suporte técnico às atividades realizadas nas áreas de ensino da UFV utilizando novas tecnologias de informação e comunicação (TICs).
A Cead contribui para a democratização do conhecimento, principalmente daquele gerado na UFV, nas suas muitas áreas, em formatos adequados aos variados públicos e objetivos de cada curso, disciplina ou projeto que desenvolve. Isso se dá não só por meio da prática do ensino a distância e de disciplinas semipresenciais, mas também pelo desenvolvimento e manutenção de portais dedicados a segmentos específicos da sociedade e por meio da publicação digital Série Conhecimento.
São oferecidos cursos de capacitação para práticas docentes, capacitação profissional, graduação, Mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional, pós-graduação Lato Sensu, Produção Integrada e cursos Técnicos.
Cada curso apresenta pré-requisitos específicos, as formas de acesso vão desde o vestibular à inscrição imediata on-line. Ao escolher o curso de sua preferência, confira todas as informações da página específica ou entre em contato com a Cead.
Acervo
O Acervo Cead é um espaço criado pela Cead para disponibilizar os conteúdos e materiais didáticos (aulas narradas, vídeos, animações, simulações, materiais para leitura, etc.) produzidos para os cursos oferecidos por ela, ao longo de sua história.
É uma forma não só de dar um retorno à sociedade brasileira que a sustenta, mas também de socializar e amplificar o alcance do conhecimento gerado por pesquisadores, professores e técnicos de vários departamentos da UFV.
Campus Florestal
O MEDIOTEC é uma ação do Pronatec/Bolsa Formação que visa a oferta de cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. A oferta será realizada no contra turno em que o aluno cursa o ensino médio regular. Os alunos matriculados no Ensino Médio das escolas públicas de 22 municípios mineiros já podem se inscrever para um dos 10 cursos técnicos que serão ofertados a distância pela Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Os cursos são gratuitos e serão realizados em concomitância com a Rede Estadual de Educação. A parceria faz parte do Programa MEDIOTEC lançado pelo Governo Federal. O Ministério da Educação foi o responsável pela definição dos municípios e cursos que compõe a oferta de cada instituição. A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais foi a responsável pela seleção dos alunos.
Site do Governo Federal