//Perguntas Frequentes sobre Assistência Estudantil

Perguntas Frequentes sobre Assistência Estudantil

Dúvidas sobre restaurante universitário, moradias estudantis e assistência em geral?
Confira as respostas da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários:

1 – É preciso estar vacinado contra a covid-19 para retornar às atividades presenciais?

Sim. Conforme as resoluções (02/2022 e 03/2022) e o protocolo de biossegurança, aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), todos os estudantes, professores, técnicos e funcionários terceirizados que tiverem participação nas atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) presenciais deverão estar vacinados para ter acesso aos espaços coletivos dos campi. Sem vacina, eles não poderão frequentar salas de aula, laboratórios, bibliotecas, restaurantes universitários (RUs), moradias estudantis e auditórios. A apresentação do comprovante de vacinação, portanto, é obrigatória.

2 – Quantas doses da vacina são exigidas?

São obrigatórias pelo menos duas doses do imunizante. O estudante, após 4 meses da segunda dose, deverá procurar uma unidade de saúde para tomar a dose de reforço. A vacinação pode ocorrer em qualquer município onde estão os campi (Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba), conforme cronograma divulgado pela secretaria de saúde local.

3 – O uso de máscara é obrigatório?

O uso da máscara, conforme previsto no Protocolo de Biossegurança Institucional, é obrigatório nos espaços fechados dos três campi da UFV, mesmo após a imunização completa contra a covid-19. Ela deve ser usada de modo adequado, cobrindo nariz e boca.

4 – Que tipo de máscara é recomendado?

A recomendação é que sejam usadas as máscaras KN95, PFF2 e N95, que têm maior poder de filtragem e, por isso, são mais eficientes. Na ausência delas, recomenda-se o uso das máscaras cirúrgicas.

5 – Quando a máscara deve ser trocada?

As máscaras KN95, PFF2 e N95 devem ser trocadas a cada 14 dias ou antes se apresentarem sujidade, umidade, dobras ou forem rasgadas. Se a opção for pelo uso da máscara cirúrgica, ela deve ser trocada a cada 3 horas ou antes, se estiver suja ou úmida. Nesse caso, a troca deve acontecer em ambiente aberto e ventilado, individualmente e mantendo a distância de, no mínimo, 1,5m de outras pessoas.

6 – A UFV distribuirá máscaras?

Serão distribuídas máscaras KN95, PFF2 ou N95 somente para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, beneficiários da assistência estudantil. Como a troca pode ocorrer a cada 14 dias, cada estudante receberá cinco máscaras para um período de dois meses. No campus Viçosa, a retirada ocorrerá no Espaço Multiuso, durante o acolhimento aos estudantes, que está sendo realizado pela PCD. Essa entrega ocorrerá de forma sistemática. 

7 – Que medidas estão sendo adotadas para que a comunidade mantenha as mãos higienizadas?

Há recipientes com álcool 70% na entrada de cada unidade administrativa e de ensino (pavilhões de aula, salas de aula, laboratórios e departamentos) e também próximos aos bebedouros, nos restaurantes universitários e alojamentos e nas bibliotecas.

A higienização das mãos deve ser frequente, principalmente antes e após o contato com alimentos, depois do uso das instalações sanitárias e do contato com superfícies em locais públicos. Ela também deve acontecer antes e depois do uso compartilhado de objetos e equipamentos em aulas práticas.

8 – Haverá algum atendimento na UFV para orientação relacionada à covid-19?

A UFV disponibilizou um serviço de teleatendimento. A central funciona no campus Viçosa e atende aos três campi pelo número (31) 3612-8000. O serviço conta com o apoio de servidores (técnicos e docentes) e estudantes do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) e da Divisão de Saúde (DSA). Os objetivos são ordenar o atendimento relacionado a sintomas respiratórios e esclarecer dúvidas relacionadas à covid-19.

  • Em Viçosa, a Divisão de Saúde, no campus universitário, ou uma das instituições hospitalares da cidade (Hospital São João Batista para adultos e idosos e Hospital São Sebastião para crianças e gestantes) podem realizar atendimento presencial em caso de necessidade e orientado pelo teleatendimento (31) 3612-8000. Os números de telefone da DSA são: (31) 3612-1850 e (31) 3612-1851.
  • Em Florestal, o atendimento presencial, caso necessário, ocorre na Unidade de Saúde Rachid Saliba I, localizada na rua Ezequiel Fraga, nº 368, centro – telefone: (31) 3536-2366.
  • Em Rio Paranaíba, as unidades de referência são: UBS Novo Horizonte, situada à avenida José Mendes da Rocha, nº 345, bairro Novo Horizonte – telefone: (34) 3855-3370; UBS Olhos D’água, à rua Joaquim Rodrigues de Miranda, nº 10, bairro Olhos D’água – telefone: (34) 3855-1255 e UBS São Francisco, localizada à avenida dos Cafeicultores, bairro São Francisco – telefone: (34) 3855-8263.

9 – Os restaurantes universitários vão funcionar normalmente?

Sim. A partir do dia 2 de maio, os restaurantes universitários dos campi de Viçosa e Rio Paranaíba estarão funcionando normalmente. Em Florestal, pelo fato de estar em processo de licitação da nova empresa para assumir o RU, as refeições serão preparadas em sistema de autogestão e servidas em marmitex.  

10 – Quem pode utilizar os serviços dos restaurantes universitários?

Qualquer estudante da UFV com matrícula ativa (CAp-Coluni, graduação e pós-graduação) poderá utilizar os serviços dos restaurantes. Os preços praticados já foram ajustados para atendimento à resolução do Consu n. 13, de 1º de dezembro de 2021. No caso do ensino médio e graduação, o estudante (exceto aquele em vulnerabilidade socioeconômica com isenção de pagamento) deve colocar créditos em sua carteirinha e, no caso do estudante de pós-graduação, o pagamento deve ser feito diretamente à empresa responsável pelo oferecimento das refeições.

11 – Quanto os estudantes pagarão pelas refeições nos Restaurantes Universitários?

 A resolução do Consu n. 13 de 01/12/2021, aprovou a nova política de preços para os restaurantes Universitários da UFV, que entrou em vigor no dia 3 de janeiro de 2022. De acordo com a resolução, são três faixas de subsídios para os estudantes do ensino médio, técnico e graduação. Elas foram calculadas tomando-se como base o preço das refeições pagas pela UFV às concessionárias que atendem nos campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

Os subsídios são de 100% (Faixa 1 – gratuidade para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica comprovada pelos serviços de bolsas dos campi), 75% (Faixa 2 – também para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica comprovada) e 40% (para os demais estudantes da UFV).

No campus Viçosa, o preço a ser pago pela UFV à concessionária Trigoleve é de R$ 1,79 o café da manhã e R$ 9,00 o almoço e o jantar. O lanche alternativo será oferecido, a partir de maio, no restaurante Multiuso, ao preço de R$ 4,18.

  • Estudantes com 100% subsídio: gratuidade
  • Estudantes com 75% subsídio: R$ 0,45 o café da manhã, R$ 2,25 almoço e jantar e R$ 1,05 o lanche alternativo.
  • Estudantes com 40% subsídio: R$ 1,07 o café da manhã, R$ 5,40 almoço e jantar e R$ 2,50 lanche alternativo

No campus de Rio Paranaíba, o preço a ser pago pela UFV à concessionária Caleche é de R$ 11,76 o almoço e jantar.

  • Estudantes com 100% subsídio: gratuidade
  • Estudantes com 75% subsídio: R$ 2,94 almoço e jantar 
  • Estudantes com 40% subsídio: R$ 7,06 almoço e jantar 

No campus de Florestal, o preço no sistema de autogestão é de R$ 10,16 o almoço e jantar e R$ 3,46 o café da manhã.

  • Estudantes com 100% subsídio: gratuidade
  • Estudantes com 75% subsídio: R$ 0,87 o café da manhã, R$ 2,54 almoço e jantar. 
  • Estudantes com 40% subsídio: R$ 2,08 o café da manhã, R$ 6,10 almoço e jantar.  

12 – Como os estudantes devem proceder enquanto estiverem nas moradias da UFV?

É obrigatório o uso de máscaras nos espaços coletivos das moradias estudantis. Recomenda-se que seus moradores não compartilhem, em hipótese alguma, objetos de uso pessoal, como escovas de dente, toalhas, roupas pessoais e de cama, copos e talheres. É importante que usem copos ou garrafas individuais para o consumo de água ou outras bebidas. 

13 – Estão permitidas visitas às moradias estudantis?

Até nova deliberação pelo comitê pós-pandemia da UFV, NÃO serão permitidos visitantes nas moradias. Somente poderão frequentá-las os moradores (vacinados).

14 – O que fazer caso um morador do alojamento tenha sintomas de covid-19?

Em casos de surgimento de algum sintoma, como tosse, febre, coriza, cefaleia, dificuldade respiratória e perdas de apetite, paladar ou olfato, o estudante deve entrar em contato com o teleatendimento, pelo telefone (31) 3612-8000, para orientações. Até que as providências sejam tomadas, é importante que o morador infectado permaneça em seu quarto e mantenha o uso de máscaras.

O estudante deve comunicar imediatamente ao coordenador do curso e/ou professor, por e-mail, e não deve comparecer à atividade, em nenhuma hipótese. Esta comunicação também deve acontecer caso algum familiar ou colega da residência muito próximo esteja com suspeita ou tenha confirmação de covid-19.

Em caso de dúvidas, confira o protocolo de orientações para servidores e estudantes com suspeitas/sintomas respiratórios ou contato com caso positivo de covid-19.            

15 – O que acontecerá com os estudantes dos alojamentos que testarem positivo?

Os estudantes residentes das moradias da UFV que testarem positivo serão encaminhados para um local específico reservado pela instituição, onde serão acompanhados pela equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Para os outros moradores do quarto do estudante que testou positivo, serão mantidas as ações de vigilância e monitoramento.

16 – O que acontecerá com os estudantes em geral que testarem positivo?

As orientações devem ser seguidas, conforme protocolo de orientações para servidores e estudantes com suspeitas/sintomas respiratórios ou contato com caso positivo de covid-19, disponível em: https://tinyurl.com/2p8nrrz7

17 – Se o estudante trancar este semestre poderá utilizar os restaurantes universitários e as moradias estudantis no próximo período? Ele precisará se inscrever para concorrer aos benefícios da assistência estudantil?

Ao fazer o trancamento, o estudante perde o direito de usar, no semestre em curso, os restaurantes universitários, de permanecer na moradia estudantil ou receber qualquer auxílio da instituição. Isso porque para qualquer serviço ou benefício, sua matricula necessita estar ativa. Ele precisa estar estudando efetivamente na instituição. Para voltar a ter assistência estudantil, necessitará se inscrever novamente. 

18 – Como ficarão os auxílios de assistência estudantil?

Os auxílios regulares (moradia e creche) serão mantidos nos três campi, mediante a apresentação dos comprovantes de pagamento de aluguel e creche/pré-escola a serem enviados mensalmente pelo sistema de recibos on-line dos serviços de bolsas dos três campi.

É importante destacar que, este ano, a UFV já abriu três editais para os estudantes (veteranos e calouros) enviarem os documentos para solicitação de assistência estudantil. O terceiro edital está aberto até 15 de maio. Não haverá novos editais em 2022. As listagens dos contemplados com serviços e auxílios estão sendo divulgadas nos três campi da instituição.

19 – Como ficarão os auxílios emergências da assistência estudantil que foram concedidos para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica durante a pandemia da covid-19?

Serão todos suspensos a partir do dia 2 de maio, uma vez que, com o retorno às atividades presenciais, não se justifica mais pagamentos de auxílios emergenciais, e sim os regulares, seguindo a política de assistência estudantil da UFV.

20 – Calouros de 2020, 2021 e 2022 poderão fazer carteirinhas estudantis?

Todos os calouros da UFV (2020 que não tenham feito), 2021 e 2022 deverão fazer suas carteirinhas de estudante. Ela é o passaporte para que o estudante utilize os serviços oferecidos pela UFV. Nos três campi há serviços específicos para confecção das carteirinhas.

21 – E as canecas, como e para quem serão entregues?

Em Viçosa, as canecas serão entregues gratuitamente no Espaço de Convivência da UFV (antigo Espaço Itaú), na sala da PCD, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14h. Poderão recebê-las, os calouros de 2020 que não as retiraram em março de 2020, bem como os calouros de 2021 e 2022. 

No campus de Florestal e Rio Paranaíba, as canecas são entregues na Diretoria de Assuntos Comunitários, no horário de expediente. 

 

Dúvidas podem ser esclarecidas na Central de Atendimento ao Público, pelo telefone (31) 3612-1081.

*Atualizado em 22/05/2022