Essa página reúne informações sobre como retornar com segurança às atividades presenciais nos três campi da Universidade Federal de Viçosa.
Dúvidas Frequentes
Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento da UFV no retorno às atividades presenciais e sobre como agir nos espaços coletivos da Universidade durante a pandemia de covid-19? Confira se a sua resposta está abaixo.
Confira também as listas de perguntas e respostas sobre as atividades acadêmicas e assistência estudantil, elaboradas, respectivamente, pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD).
Lembre-se: cuidar de você é cuidar do outro. A pandemia ainda não acabou! Mantenha o distanciamento, use máscara, higienize as mãos frequentemente e vacine-se.
1 – A UFV elaborou algum protocolo para evitar a transmissão e infecção pelo novo coronavírus?
Sim. A Comissão de Biossegurança e Controle de Infecção no Serviço de Saúde (BIOCISS), do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, elaborou um protocolo com orientações para as comunidades universitárias dos três campi. O documento está coerente com o Plano de Contingência, produzido, em 2021, pelo Comitê Pós-Pandemia da instituição. Todos os documentos foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O protocolo está disponível em: https://tinyurl.com/yck2kdx7
2 – Há orientações sobre como proceder em caso de suspeita ou confirmação da covid-19?
Baseada em recomendações dos ministérios da Saúde e do Trabalho e Previdência, a UFV elaborou um documento com orientações gerais para servidores e estudantes com suspeita/sintomas respiratórios ou contato com caso positivo de covid-19. O documento orienta, por exemplo, sobre período de isolamento e procedimentos no trabalho ou nas atividades acadêmicas. As orientações podem ser conferidas em: https://tinyurl.com/2p8nrrz7
3 – É preciso estar vacinado contra a covid-19 para retornar às atividades presenciais?
Sim. Conforme as resoluções (02/2022 e 03/2022) e o Protocolo de Biossegurança Institucional, aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), todos os estudantes, professores, técnicos e funcionários terceirizados que tiverem participação nas atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) presenciais deverão estar vacinados para ter acesso aos espaços coletivos dos campi. Sem vacina, eles não poderão frequentar salas de aula, laboratórios, bibliotecas, restaurantes universitários (RUs), moradias estudantis e auditórios. A apresentação do comprovante de vacinação, portanto, é obrigatória.
4 – Quantas doses da vacina são exigidas?
São obrigatórias pelo menos duas doses do imunizante. O estudante, após 4 meses da segunda dose, deverá procurar uma unidade de saúde para tomar a dose de reforço. A vacinação pode ocorrer em qualquer município onde estão os campi (Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba), conforme cronograma divulgado pela secretaria de saúde local.
5 – O uso de máscara é obrigatório?
O uso da máscara, conforme previsto no Protocolo de Biossegurança Institucional, é obrigatório nos espaços fechados dos três campi da UFV, mesmo após a imunização completa contra a covid-19. Ela deve ser usada de modo adequado, cobrindo nariz e boca.
6 – Que tipo de máscara é recomendado?
A recomendação é que sejam usadas as máscaras KN95, PFF2 e N95, que têm maior poder de filtragem e, por isso, são mais eficientes. Na ausência delas, recomenda-se o uso das máscaras cirúrgicas.
7 – Quando a máscara deve ser trocada?
As máscaras KN95, PFF2 e N95 devem ser trocadas a cada 14 dias ou antes se apresentarem sujidade, umidade, dobras ou forem rasgadas. Se a opção for pelo uso da máscara cirúrgica, ela deve ser trocada a cada 3 horas ou antes, se estiver suja ou úmida. Nesse caso, a troca deve acontecer em ambiente aberto e ventilado, individualmente e mantendo a distância de, no mínimo, 1,5m de outras pessoas.
8 – A UFV distribuirá máscaras?
Serão distribuídas máscaras KN95, PFF2 ou N95 SOMENTE para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, beneficiários da assistência estudantil. Como a troca pode ocorrer a cada 14 dias, cada estudante receberá cinco máscaras para um período de dois meses. A entrega ocorrerá no Espaço Multiuso, durante o acolhimento aos estudantes, realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD). A entrega se dará de forma sistemática.
9 – Que medidas estão sendo adotadas para que a comunidade mantenha as mãos higienizadas?
Há recipientes com álcool 70% na entrada de cada unidade administrativa e de ensino (pavilhões de aula, salas de aula, laboratórios e departamentos) e também próximos aos bebedouros e nos restaurantes universitários, alojamentos e bibliotecas.
A higienização das mãos deve ser frequente, principalmente antes e após o contato com alimentos, depois do uso das instalações sanitárias e do contato com superfícies em locais públicos. Ela também deve acontecer antes e depois do uso compartilhado de objetos e equipamentos em aulas práticas.
10 – Haverá algum atendimento na UFV para orientação relacionada à covid-19?
A UFV colocou à disposição da comunidade universitária o serviço de teleatendimento para atender aos seus três campi. A central funciona no campus Viçosa e atende pelo número (31) 3612-8000. O serviço conta com o apoio de servidores (técnicos e docentes) e estudantes do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) e da Divisão de Saúde (DSA). Os objetivos são ordenar o atendimento relacionado a sintomas respiratórios e esclarecer dúvidas sobre a covid-19.
- Em Viçosa, a Divisão de Saúde, no campus universitário, ou uma das instituições hospitalares da cidade (Hospital São João Batista para adultos e idosos e Hospital São Sebastião para crianças e gestantes) podem realizar atendimento presencial em caso de necessidade e orientado pelo teleatendimento (31) 3612-8000. Os números de telefone da DSA são: (31) 3612-1850 e (31) 3612-1851.
- Em Florestal, o atendimento presencial, caso necessário, ocorre na Unidade de Saúde Rachid Saliba I, localizada à rua Ezequiel Fraga, nº 368, centro – telefone: (31) 3536-2366.
- Em Rio Paranaíba, as unidades de referência são: UBS Novo Horizonte, situada à avenida José Mendes da Rocha, nº 345, bairro Novo Horizonte – telefone: (34) 3855-3370; UBS Olhos d’Água, à rua Joaquim Rodrigues de Miranda, nº 10, bairro Olhos d’Água – telefone: (34) 3855-1255 e UBS São Francisco, localizada à avenida dos Cafeicultores, bairro São Francisco – telefone: (34) 3855-8263.
11 – Os restaurantes universitários vão funcionar normalmente?
Sim. A partir do dia 2 de maio, os restaurantes universitários dos campi de Viçosa e Rio Paranaíba estarão funcionando normalmente. Em Florestal, pelo fato de estar em processo de licitação da nova empresa para assumir o RU, as refeições serão preparadas em sistema de autogestão e servidas em marmitex.
12 – Quem pode utilizar os serviços dos restaurantes universitários?
Qualquer estudante da UFV com matrícula ativa (CAp-Coluni, graduação e pós-graduação) pode utilizar os serviços dos restaurantes. Os preços praticados já foram ajustados para atendimento à Resolução Consu nº 13, de 1º de dezembro de 2021. No caso do ensino médio e graduação, o estudante (exceto aquele em vulnerabilidade socioeconômica com isenção de pagamento) deve colocar créditos em sua carteirinha e, no caso do estudante de pós-graduação, o pagamento é feito diretamente à empresa responsável pelo oferecimento das refeições.
13 – As bibliotecas vão funcionar em horário normal?
Sim. A partir do dia 2 de maio, a Biblioteca Central do campus Viçosa atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e, aos sábados, das 7h às 13h, seguindo as regras sanitárias estabelecidas pela UFV, conforme protocolo da BBT disponível em: https://tinyurl.com/33h7p3ty.
No campus Florestal, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
No campus Rio Paranaíba, a biblioteca ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 22.
Em todas as bibliotecas será obrigatório o uso de máscaras.
*Atualizado em 22/05/2022
Dúvidas também podem ser esclarecidas na Central de Atendimento ao Público, pelo telefone (31) 3612-1081.
A pasta deve ser acessada com a conta do e-mail institucional (@ufv)