A Célula
É a unidade fundamental dos seres vivos. Todos os seres vivos são compostos desta unidade fundamental, desde as mais simples estruturas unicelulares, as bactérias e os protozoários, até os mais complexos, como o ser humano e as plantas. Dentro do mesmo indivíduo as células de diferentes tecidos são diferentes, não existindo célula típica. Algumas diferenças entre células animais e vegetais são ressaltadas no aplicativo GBOL.
As estruturas subcelulares (organelas) são comuns a muitos tipos de células. Essas organelas desenvolvem funções distintas, que, no total, produzem as características de vida associada com a célula. As seguintes organelas estão presentes nos organismos superiores:
No Citoplasma:
Ribossomos : Locais de síntese de cadeia polipeptídicas.
Retículo Endoplasmático : Área em que ocorrem as reações bioquímicas. O RE granular é responsável pelo transporte de material dentro da célula e participa da síntese de proteínas. O RE liso também tem por função permitir o transporte de substâncias, síntese de esteróides, inativação de certos hormônios, inativação de substâncias nocivas.
Complexo de Golgi: Acúmulo e eliminação de secreções e síntese de açúcares.
Lisossomos : Produção de enzimas digestivas intracelulares que ajudam na eliminação de bactérias e corpos estranhos. Se rompido, podem causar a destruição da célula.
Mitocôndrias : Respiração e produção de energia (ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons, dentre outros).
Centríolos - ausentes em vegetais superiores . Formação de cílios e flagelos. Formam os pólos para o processo de divisão celular.
Plastos - ausentes em animais. Estruturas para armazenamento de amido, pigmentos e outros produtos celulares. É no cloroplasto que ocorre a fotossíntese.
Vacúolos - ausentes em animais. Participação no controle osmótico da célula e armazenamento de substâncias, excesso de água, pigmentos solúveis e diversos produtos a serem eliminados.
Peroxissomos : Degradação de água oxigenada e do álcool.
Glioxissomos - ausentes em animais. Contém enzimas para conversão de lipídios em açúcares, utéis no metabolismo celular.
No Núcleo:
Envoltório Nuclear : estrutura permeável, que permite a entrada e saída seletiva de produtos celulares.
Cromossomos : entidades portadoras da informação genética.
Nucléolo : síntese de RNA ribossômico.
Retorna ao GBOL 